Foram mais de trinta anos dedicados à cidade, em diversos postos na então Secretaria de Finanças, hoje chamada de Secretaria da Fazenda. Servidor público concursado, José Police Junior se tornou uma referência na administração municipal, sobretudo na área de orçamento. Tanto que acaba de ser homenageado: o Salão Nobre da nova sede da secretaria, no Edifício Othon, recebeu seu nome. A inauguração, na sexta-feira (9/11), reuniu o prefeito Bruno Covas, o secretário da Fazenda, Caio Megale, o vereador José Police Neto, filho do servidor, e outros familiares, além de boa parte do primeiro escalão da Prefeitura. Emocionado, o vereador discursou homenageando todos os servidores que se empenham trabalhando pelo bem comum. “Ele tinha uma paixão pela cidade, traduzia São Paulo em números todos os dias e buscava recursos para a cidade oferecer mais escola, educação, saúde…”, disse Police em entrevista após o evento. “Ele simboliza um pouco todos esses funcionários que diariamente tentam fazer a cidade melhor. Acordava cedo, dormia tarde, trabalhava inclusive nos finais de semana. Precisamos resgatar esse bom espírito do servidor que se oferece todo dia, faz disso um sacerdócio: buscar soluções para a cidade ser melhor.”

Para o prefeito Bruno Covas, “homenagear um servidor do quilate do Police é homenagear a todos aqueles que se dedicam, que se doam, que trabalham 24 horas por dia e fazem do serviço público a sua forma de melhorar a vida das pessoas”. Segundo ele, o Othon é mais um prédio icônico recuperado pela Prefeitura para proporcionar economia – ao deixar de pagar aluguel – e ajudar a induzir a reocupação e melhoria do Centro de São Paulo.

De acordo com informações da Secretaria da Fazenda, o salão tem capacidade para receber até 83 pessoas e conta com sistema audiovisual com telão, projetor e caixas de som. Localizado no 25o. andar, oferece uma vista incrível da cidade. Até o ano passado, quando começou a transferência para o Othon, a secretaria ocupava três endereços diferentes. Iniciada em 2015, a reforma foi financiada com recursos do BNDES e custou R$ 69 milhões. O prédio conta com um moderno Centro de Atendimentos, com capacidade de receber cerca de 1.500 munícipes por dia para orientações e serviços relacionados ao pagamento de tributos e emissão de certidões. Cerca de 1.200 servidores efetivos e 100 terceirizados trabalham no edifício”, informou a secretaria por meio de nota.

Inaugurado em 1954, o edifício do antigo Othon Palace Hotel era um ícone da cidade, tendo recebido muitas autoridades e artistas famosos, como a rainha Elizabeth II, do Reino Unido. O hotel faliu em 2008 e desapropriado pela Prefeitura em 2013, por R$ 31,9 milhões.

José Police Junior

Servidor de carreira da Secretaria Municipal da Fazenda desde 1972, quando foi aprovado no concurso para Inspetor Fiscal, José Police Junior (na foto abaixo) exerceu diversos cargos na então secretaria de Finanças até sua aposentadoria em 2006. Atuou especialmente na área de Orçamento, ocupando cargos de assessoramento e chefia, incluindo a Chefia da Assessoria Técnica de Orçamento e Chefia de Gabinete. Também assumiu a pasta provisoriamente e representou a secretaria em várias ocasiões. Foi ainda secretário de Finanças de Campinas, no final dos anos 1980.

Participou de muitos grupos e comissões de estudo, completando sua formação de engenheiro graduado pela USP de São Carlos com cursos nos Estados Unidos e Brasília. Seu profundo conhecimento das questões orçamentárias o levou a exercer inúmeras funções relacionadas à questão na Secretaria, nas quais deu significativas contribuições para desenvolver novas e mais adequadas técnicas de planejamento e gestão.

Foi escolhido para representar a SF no CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), CMH (Conselho Municipal de Habitação) e  Comissão de Valores Mobiliários, entre outros.

Ao longo de sua carreira buscou o constante aperfeiçoamento tanto pessoal como da administração pública, sempre compreendendo a necessária síntese entre a eficiência e eficácia administrativa e os elevados objetivos sociais que devem nortear o serviço público, tendo exercido com brilhantismo suas funções sem jamais se descuidar de seu compromisso maior, com a população de São Paulo.

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar