Como aumentar a integração da bicicleta com outros meios de transporte em São Paulo? De que forma é possível melhorar a vivência do ciclista nas ruas da metrópole, de modo que ele possa chegar mais rápido e com mais segurança a seu destino? Estes são os desafios do Tech Cycle Challenge, maratona de desenvolvimento de plataformas tecnológicas que faz parte da programação oficial do Festival Bike Brasil, maior feira da América Latina ligada ao mundo das bicicletas, marcado para os dias 24 a 26, na capital paulista.
Uma realização da incubadora de projetos sociais Cidade Viva e do Eureka Coworking, o Tech Cycle Challenge vai reunir dezenas de ciclistas, programadores, empreendedores e designers, entre outros profissionais, para criar sistemas que contribuam para estimular o uso da bicicleta em São Paulo, favorecendo sua integração com outros meios de transporte, como metrô e ônibus. Trata-se da segunda edição da maratona de desenvolvimento tecnológico, realizada pela primeira vez no ano passado.

O desafio começa às 10 horas de sábado e termina às 16 horas de domingo. Serão 30 horas em que os participantes estarão trabalhando em suas plataformas, divididos em equipes e auxiliados por mentores especialistas em programação e mobilidade urbana. Há muitas abordagens possíveis para as plataformas, como identificar e personalizar as melhores rotas de bike para acessar terminais de ônibus, CPTM e metrô, integradas a serviços de compartilhamento de bicicletas com estação ou “dockless”, sem estação, espalhadas pela cidade.

A melhor ferramenta desenvolvida na maratona será escolhida por um júri convidado e anunciada na tarde de domingo. Os integrantes do grupo vencedor vão ganhar uma bicicleta cada e um kit ciclista. A participação é gratuita. Uma realização da Cidade Viva, incubadora de projetos criada pelo vereador Police Neto, e do Eureka Coworking, espaço de trabalho compartilhado, o evento tem o patrocínio da Yellow e apoio da NürnbergMesse, TSW Bike, da Audax e do Bike Ajuda, aplicativo de suporte ao ciclista.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar