A Bancada da Educação, uma plataforma de mobilização da sociedade civil para apresentar e apoiar pautas da Educação ao Legislativo e Executivo, promovendo a qualidade do ensino no país, apresentou seus objetivos e parâmetros de atuação nesta quinta-feira (22/11). Foi o primeiro encontro aberto do grupo, que tem caráter republicano e pluripartidário. No curto prazo, durante o próximo ano, as metas são “identificar e criar relacionamento com legisladores já eleitos para representação em casas legislativas”, além de “identificar e apoiar potenciais lideranças para candidaturas individuais ou coletivas ao legislativo”.

Único parlamentar presente no encontro, o vereador José Police Neto assumiu o compromisso de reunir informações das Comissões de Educação das Câmaras Municipais do país para apresentar à Bancada e buscar adesões. “Por muito tempo, o debate sobre Educação ficou concentrado em educadores e especialistas”, disse Police. “Chegou o momento de reaproximar a política desse debate por meio da sociedade.” Segundo ele, a discussão sobre a qualidade do ensino, no âmbito das três esferas de governo, não pode ser monopolizada por questões ideológicas: “Não se trata de teorias à esquerda, à direita ou ao centro, mas de eficácia e eficiência na formação de cidadãos”.

A médio prazo, tendo como parâmetro 2020, a Bancada  pretende trabalhar para “eleger indivíduos ou coletivos com foco em educação para as Câmaras Municipais de cada uma das capitais do país”. Já a longo prazo, de olho nas próximas eleições nacional e estaduais, a meta também é eleger indivíduos ou coletivos tanto para o Legislativo quanto para o Executivo.

A Bancada nasceu em outubro, de um movimento iniciado pelos educadores Miguel Thompson, Renato Russo e Luciana O’Reilley. O grupo já promoveu encontros virtuais e tem se reunido há algum tempo. No momento, são mais de 1500 inscritos, e a participação é aberta a qualquer pessoa. Numa enquete recente, o nome da iniciativa foi alterado de Bancada da Escola para Bancada da Educação. Saiba mais e inscreva-se para participar: https://bit.ly/2AfNkgK

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar